Boca Rosa é cinza, polêmica é sucesso, absurdo gera engajamento
o importante é estar na boca do povo, não é?
a treta da boca rosa tá meio atrasadinha mas o desenrolar desse post é bem atual, segue o fio bora
tivemos faz um tempo o rebranding da marca Boca Rosa da Bianca Andrade, ela que já é muito relevante no mundo digital começando como blogueira, depois participando do BBB e ganhando também uma grande relevância com suas estratégias de marketing e marca de beleza. o rebranding em si pra mim não foi tão legal. mas se a gente isola apenas o visual ela inspirou no que tá funcionando lá fora, e isso funciona porque “nossa, tá parecendo uma marca gringa, amei vou comprar” (e aqui temos um exemplo bobíssimo de como as pessoas compram um produto pelo como se sentem não só pelo que ele é).
uma polêmica viral é um sucesso viral
existem países onde até hoje cair em uma notícia ruim significa acabar com a sua carreira, oportunidades de vida, trabalho, relacionamentos… houveram épocas que uma má notícia era sinal de ficar mal falado. mas hoje em dia viralizar por um problemão raramente te faz afundar no esquecimento, muito pelo contrário, principalmente no Brasil (salvo algumas exceções desprivilegiadas).
e assim, tenha o resultado sido muito bom ou muito ruim pra Bianca Andrade, ela conseguiu o que queria: um rebranding de “sucesso” dos seus produtos, e estar em alta, ter sua marca mais conhecida. no fim das contas, a gente tá falando disso, não é? então uma marca BR criada por Bianca está na boca do povo, fale bem ou fale mal.
e nesse “fale bem ou fale mal mas fale de mim”, o conteúdo da sua marca chegou na mão de públicos que realmente gostam da estética e voz nova que sua marca está adotando, e essas pessoas compraram!
mas fica uma menção honrosa de que a experiência com a qualidade das embalagens foi péssima e a influencer não reagiu de uma forma tão legal, o que pega mal pra uma pessoa que tá querendo cativar clientes né, mana? no fim das contas as pessoas vão parar de se importar com a escolha visual e logo vai ser só uma preocupação com a experiência e qualidade - que não tá legal pra todo mundo, quem diria, né?
mas então…
será que a gente tem dado fama e sucesso pra quem não merece? essa é obviamente uma pergunta retórica. temos pessoas com discursos irrelevantes se elegendo por suas viralizações, por estourar na fama, ganhar seguidores dizendo coisas que beiram o absurdo. temos influenciadores que fazem coisas catastróficas diariamente mas que continuam tendo quem os assista, apoie, compre seus produtos, reafirme seus discursos ou atitudes muitas vezes infantis ou sem cabimento.
e essas pessoas sabem que é assim que funciona. o problema é que a gente ainda não percebeu que não importa se a pessoa fica relevante pelo bem ou pelo mal ela vai acabar se dando bem e a gente vai ser só uma plateia de macaquinhos batendo palma.
Olhem pra mim, olhem pra mim, estão olhando? […]
[…] Sinto muito, mas todos nós achamos isso muito divertido
Porque todos nós queremos vê-los escorregar e cair de cara no chão
E todos nós queremos ser os únicos a ver a devastação
Não estar presente, mas a má imprensa não é boa?
Attention, Doja Cat
paramos de nos importar se algo está envolvido em algo negativo ou não pra começar a consumir do conteúdo ou dos produtos e serviços ou ás vezes nem é que a gente não se importe, é que já ficou tão na boca do povo que a gente pega o bonde pela janelinha, colhe os lados positivos depois de ouvir por acaso um “ei tem muita gente falando dessa tal de Boca Rosa aí comprei uma base da minha cor e ficou maravilhoso, você devia usar também.”
então o que realmente podemos fazer pra mudar isso? ou será que não precisamos/conseguimos mudar e isso é apenas consequência do mundo digital que tá cada vez mais dentro das nossas rotinas? eu realmente não tenho essa resposta.
só sei que no fim tudo que tem que fazer sucesso - principalmente vindo de pessoas que já fazem sucesso - fará. e nós que estamos nas sombras, escondidos, querendo ser notados um pouco que seja, que lutemos pelos nossos meios de conseguir um pouquinho que seja dessa luz.
você que lê minha news saiba que é um xuxu! é bom demais poder criar, conversar, contar meu ponto de vista sobre as coisas e tenho certeza que você também gostaria de falar. então comenta, me acompanha no instagram ou seja lá como for sua jornada criativa só fico feliz que tenha assinado, obrigadinha 🤎✨
se você gosta desse papo ou outros que envolvam design, empreendedorismo e conteúdos do mundo digital, além de ficar coladinha com outras pessoas do mundo criativo e ter um lugar organizadão cheio de links e recursos pra você acessar, entra pro canal do discord da Wocria ✨
até mais!